Tirar Carteira de Trabalho – Como Fazer

Tirar carteira de trabalho

Você sabe para que serve e como tirar carteira de trabalho? Veja abaixo essas e outras informações. Algumas pessoas acham que a carteira de trabalho não tem muita importância, mas estão enganados, esse documento é um dos mais importantes para os trabalhadores.

Quem perdeu a sua ou ainda não possui, consegue fazer o documento com uma certa facilidade. Aqui você vai saber tudo sobre esse procedimento.

Como tirar carteira de trabalho
como tirar carteira de trabalho

PORQUE DEVEMOS TER UMA CARTEIRA DE TRABALHO?

A carteira de trabalho é um documento fundamental para todos os trabalhadores remunerados, seja para funcionários de indústria, para trabalhadores rurais, domésticas, ou do comércio.

Quem não possuir carteira de trabalho vai ter dificuldades de confirmar o pagamento mensal ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e poderá passar por transtornos durante o momento em que for buscar a aposentadoria.

Além disso, esse documento ajuda a garantir outros direitos trabalhistas, como férias, 13º salário e benefícios em caso de acidente de trabalho ou doença.

ONDE FAZER A CARTEIRA DE TRABALHO?

É possível solicitar a carteira de trabalho nas sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, nos postos de atendimento ao trabalhador (PAT) dos municípios, ou na Gerência Regional do Trabalho. Além desses locais, pode ser feita em órgãos relacionados ao Ministério do Trabalho.

Normalmente, as pessoas que moram nas capitais, regiões metropolitanas ou grandes cidades devem agendar atendimento, isso pode ser realizado através do número 158. Dessa forma diminui a possibilidade de filas e o atendimento fica mais qualificado.

DOCUMENTOS NECESSÁRIO PARA TIRAR CARTEIRA DE TRABALHO

Se você está pretendendo tirar carteira de trabalho deve levar uma foto 3 x 4, CPF (Cadastro de Pessoa Física), e a carteira de identidade com foto atualizada, os homens podem apresentar o certificado de reservista, ou carteira de identidade militar.

Como tirar carteira de trabalho
Documentos para tirar carteira de trabalho

O procedimento costuma ser rápido e só pode ser realizado presencialmente. Dependendo do local onde vai fazer e da cidade, é possível conseguir o documento em poucos minutos, em alguns municípios pequenos o procedimento pode levar alguns dias.

SEGUNDA VIA DA CARTEIRA DE TRABALHO

Se você perdeu a carteira de trabalho ou foi furtada não se preocupe, pois você poderá encaminhar um pedido para a segunda via. No entanto em caso de roubo é necessário comunicar rapidamente a polícia. O procedimento é semelhante ao da primeira via, e pode ser feito nos mesmos locais indicados.

Além disso, deve apresentar um comprovante de residência (conta de água ou outra), comprovante do estado civil, algum documento que comprove o número da carteira de trabalho anterior (carimbo do CNPJ da empresa onde trabalhou), e o boletim de ocorrência (quando furtada). Os vínculos empregatícios podem ser resgatados no Cadastro Geral de Empregados e Empregadores.

COM QUE IDADE É POSSÍVEL TIRAR A CARTEIRA DE TRABALHO?

A legislação brasileira informa que é possível conseguir um emprego na condição de aprendiz a partir dos 14 anos, sendo assim, com essa idade é possível fazer a carteira de trabalho. Ela é disponível para brasileiros e também para os estrangeiros que moram no nosso país.

Não existe validade para a carteira de trabalha, ela pode ser utilizada em quanto houver espaço para os registros trabalhistas. Algumas empresas costumam ficar com as carteiras de trabalho dos aprendizes.

COMO FAZER O AGENDAMENTO ONLINE

Conforme mencionado anteriormente, o agendamento para tirar carteira de trabalho pode ser feito pelo telefone (Número 158) ou através do site da MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Se você deseja realizar o agendamento pelo site confira abaixo o passo a passo.

O primeiro passo é acessar o site http://trabalho.gov.br/portal-mte/ e depois clicar em Agendar Atendimento, que está no canto esquerdo da tela.

Em seguida vai abrir a tela que dará início ao agendamento, preencha as informações conforme o solicitado e clique em prosseguir.

Na tela seguinte você precisará selecionar a data e horário para qual você deseja o atendimento. Clique no calendário que aparece no campo Ações.

Em seguida basta você selecionar no calendário o dia e mais abaixo o horário que você quer, e depois aguarde o carregamento da próxima tela.

Na próxima tela você deverá informar os seus dados pessoais para que o agendamento seja realizado com sucesso.

E pronto! Agora é só comparecer ao local no dia e horário escolhido. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato através do número 158.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *