Como tirar mofo de roupa? Confira as dicas de limpeza!

como-tirar-mofo-de-roupas

Quer saber como tirar mofo de roupa? Para aqueles que não sabem, o mofo nada mais é que um fungo habitante de locais úmidos. Assim, está é uma situação recorrente em diversos locais frios, ou regiões em que estejam passando por uma fase de chuvas constantes ou ainda que temporariamente.

Dessa forma, sabe-se que o cheiro e também a aparência do mesmo gera um tipo de desconforto que pode ser facilmente remediado! Se você quer aprender formas naturais e cadeiras de como eliminar o mofo das suas roupas, continue lendo o que vem a seguir!

Como tirar mofo de roupa?

O que muitas pessoas não sabem é que o mofo pode ser facilmente removido com a utilização do vinagre! Isso mesmo! Este elemento possui propriedades em sua composição que além de eliminar cheiros ruins de coisas ou roupas, ainda extermina o aspecto aparente de mofo das roupas. Para aplicá-lo, basta que utilize dois litros de água, uma xícara e meia de vinagre, e deixar as suas roupas mofadas durante uma hora de molho nesta solução.

Mas e agora? As roupas sairão do cheiro forte de mofo pra exalar a vinagre? Não, não! Calma lá! Depois de passada uma hora com as roupas na mistura de água e vinagre, você irá lavá-las como de costume, e estender para que sequem. Após algumas horas, o único cheiro que estará prevalente em suas roupas, será o cheirinho do seu amaciante. Logo, o mofo sumirá de vez das suas roupas, e não sobrará vestígio nenhum de mau cheiro nas mesmas!

como-tirar-mofo-de-roupas
como-tirar-mofo-de-roupas

Como tirar mofo de roupa colorida?

A receitinha mencionada acima pode ser utilizada em roupas com qualquer coloração. Inclusive nas roupas brancas, não existe a mínima possibilidade de haver manchas, desde que não se use vinagres com cores amareladas como são os vinagres de maçã, ou outros coloridos. Portanto, o ideal é utilizar o vinagre tradicional transparente, aquele que lembra água.

Como tirar mofo do guarda roupa?

Para eliminar o mofo do guarda roupa basta que seja posto em algum recipiente do tipo spray a mistura de dois copos com água, com um pouco de sal e um copo de vinagre. Dessa forma com o auxílio de uma toalhinha, você irá borrifar nos locais em que há predominância deste fungo, e ir retirando tudo com a toalha a fim de acabar com as manchas do mofo e também com o cheiro que ele deixa.

Como tirar mofo de roupa branca?

Como dito anteriormente, a mesma solução de dois litros de água e uma xícara e meia de vinagre sem cor é o suficiente para retirar o mofo de qualquer roupa, seja qual for a sua coloração. É interessante atentar às roupas brancas pois o uso do vinagre de maçã por exemplo, pode vir a manchá-las. Então para prevenir,o ideal é que o vinagre que seja utilizado, seja transparente e não amarelado.

Como tirar cheiro de mofo do guarda roupa?

Após utilizar a misturinha com um borrifador, é interessante em seguida usar algum produto de limpeza como VEJA ou outras marcas que deixam um cheirinho mais agradável nos móveis. Para isso, é interessante secar bem o local após passar a misturinha e logo em seguida aplicar o produto de limpeza de sua preferência.
Dessa forma os fungos e o cheiro terão sido eliminados devidamente, sem deixar qualquer resquício.

Uma dica importante é sempre que chegar o tempo frio ou o início da incidência do mofo, retirar as roupas do guarda roupas, lavá-las e secá-las devidamente após higienizar o local em que serão postas novamente.

As técnicas utilizadas com o vinagre são as mais simples possíveis. Além disso, o mesmo é eficaz e realmente elimina o cheiro e a incidência de mofo, sem contar que possui um caráter preventivo.

Locais úmidos

Nesse contexto, quando o tempo esfria ou quando você se deparar com locais úmidos, passar antes a mistura de água e vinagre pode evitar a insurgência dos fungos denominador mofo. Passar uma vez por dia no local, durante o tempo em que a unidade prevalecer pode evitar que os fungos apareçam, além de retirar qualquer cheiro ruim da região.

Como dito anteriormente, aconselha-se utilizar produtos de limpeza após a água e o vinagre a fim de deixar um cheiro melhor no local.

Em épocas de sol, é interessante colocar todas as roupas por alguns minutos no mesmo, pois esta atitude pode inibir a ocorrência do mofo. Por fim, tratar de mofo em roupas ou em objetos e paredes nunca foi tão simples: O vinagre tem uma multiplicidade de funções, todas bastante benéficas à saúde humana e também às tarefas domésticas, sejam relativas à comida, sejam relativas à limpeza e higienização do lar!

Além das técnicas mencionadas, ainda existe a utilização de água sanitária com açúcar ou de amaciante com sal grosso, para ocasionar a eliminação desses fungos. Basta que a cada litro de água sanitária, seja adicionado uma xícara de açúcar, e aí o processo de aplicação tanto nas roupas quanto nos objetos e paredes é semelhante à aplicação da água e do vinagre.

Borrifadores

Dessa maneira, o borrifador também pode ser utilizado com a água e o açúcar, ou com o amaciante e o sal grosso, podendo existir também o uso de algum produto de limpeza.

Para cada litro de amaciante, é indicado usar uma xícara de sal grosso. Se for preferência do usuário desta solução, para que a mistura fique menos consistente, aconselha-se acrescentar água. Nesta modalidade de eliminação do mofo, não será necessário usar produtos de limpeza posteriormente, pois o amaciante já vai deixar um cheiro melhor no local.

Após o uso de todas estas receitas caseiras, deixe as roupas ou objetos e paredes secarem bem. Depois basta espalhar alguns recipientes com sal pelos guarda roupas ou outros móveis a fim de que a umidade seja absorvida. Isso acontece porque o sal possui tal propriedade, e dessa forma, também pode-se evitar o mofo.

Assim, nunca foi tão fácil tratar do mofo com elementos simples que todos temos em casa! Basta tirar um tempinho para preparar e aplicar tais soluções e o resultado será totalmente positivo. Além de aprender novas técnicas de higienização que evita a insurgência de fungos, você também acaba economizando uma graninha!

Gostou das informações? Compartilhe conosco a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *